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Adwords: gerenciar sozinho ou contratar um profissional ou agência?

Muitas empresas tem recebido correspondências físicas ou virtuais do Google Adwords, com cupons de desconto e criado suas primeiras campanhas! Isso é ótimo! O primeiro contato entre o pequeno empresário e a equipe do Adwords também costuma ser muito positiva, mas será que esse apoio inicial é suficiente?

Com o tempo, e digo isso porque já gerencio contas de Adwords há pelo menos 2 anos, você percebe que o acompanhamento básico da campanha pode não ser tão eficiente!

Muitos anunciantes ficam reticentes em contratar um profissional ou agência para cuidar de seus anúncios porque aparentemente conseguem gerenciar sozinhos a sua campanha, mas tenha certeza de uma coisa: essa não é a melhor opção! (a não ser que você já tenha feito muitos cursos na área e possa dedicar algumas horas por semana a isso!)

O gerenciamento de uma campanha de Adwords requer muita atenção, tempo e experiência para análise de algumas informações que a própria ferramenta disponibiliza, mas ficam ‘escondidas’ (vou mostrar 3 delas neste artigo).

Aí entra outro ponto importante na decisão de passar o gerenciamento a uma agência ou profissional: O profissional que irá gerenciar sua campanha é certificado pelo Google?

Passei recentemente pela certificação e percebo cada vez mais a importância dela para otimizar os recursos do cliente! O domínio que a prova de certificação requer de planejamento de marketing, análise de mercado e domínio das ferramentas do Google Adwords faz com que o profissional certificado realmente tenha diferenciais e consiga obter resultados muito superiores com um mesmo orçamento.

Ressalto aqui 2 pontos que você não pode deixar de observar no profissional que irá gerenciar a sua campanha: (1) ele tem experiência em planejamento e análise estratégica? e (2) será ele mesmo que irá gerenciar?

Esse é um cuidado importante! Uma agência partner do Google Adwords precisa cumprir determinados requisitos e ter um profissional certificado. Verifique se é esse profissional mesmo que irá gerenciar sua conta! Muitas vezes um profissional faz a certificação mas quem gerencia a campanha é uma equipe ou outros profissionais da agência.

Minha dica? Contrate um profissional certificado e com experiência, faça uma boa reunião de planejamento e deixe seus anúncios na mão de quem pode otimizá-lo!

Abaixo você verá três exemplos de informações importantes que não ficam a disposição à primeira vista, mas que fazem grande diferença na gestão do orçamento/conversão da campanha.

Adwords

Para ter acesso a informações como índice de qualidade da palavra-chave, parcela de impressão na Rede de Pesquisa e parcelas de impressões de correspondência exata na Rede de pesquisa é preciso clicar na aba ‘palavras-chave’, depois ir em “colunas” e clicar em “personalizar colunas”.

Na categoria “Atributos” encontramos o item “Índice de Qualidade“, com ele podemos verificar o índice de qualidade daquela palavra-chave, numa proporção de x/10, onde x é o seu índice de qualidade, o que irá impactar diretamente no valor do lance e no posicionamento do seu anúncio, como explica o vídeo de Hal Varian no final deste post.

Já na categoria “Métricas Competitivas” encontramos os itens “Parcela de Impressão na rede de Pesquisa” e “Parcelas de impressões de correspondência exata na Rede de Pesquisa”

A coluna “Parcela de impressão na rede de pesquisa” demonstra, em percentual, o volume de exibição do seu anúncio. Nela você poderá ver (utilizando a primeira linha do exemplo anterior) que as 5.834 impressões correspondem a 32,55% das impressões daquele termo, ou seja, para a esta palavra foram realizadas no período 17.924 pesquisas para aquele termo e seu anúncio foi exibido 32,55% das vezes (5.834).

Já a coluna “Parcelas de impressões de correspondência exata na Rede de Pesquisa” indica o percentual de vezes que seu anúncio foi exibido com correspondência exata entre palavra-chave e termo de pesquisa. Neste caso, 48,08% das vezes, o que significa que você pode melhor a qualidade das suas palavras-chave para corresponder mais diretamente aos termos de busca que estão sendo utilizados, mas isso já é assunto para o próximo post!

Para entender melhor a importância de orçamento, lance e índice de qualidade veja o vídeo de Hal Varian, executivo do Google (esse vídeo está legendado)

Comentários

  1. [...] post anterior (clique aqui para ler) comentei sobre a coluna “Parcelas de impressões de correspondência exata na Rede de [...]

  2. [...] A relação entre palavra-chave, página de destino e índice de qualidade é fundamental para as campanhas de Adwords, falei brevemente disso no post “Adwords: gerenciar sozinho ou contratar um profissional ou agência?” (clique aqui para ler). [...]

  3. Parabéns pelo artigo sempre acompanho o trabalho de vocês.