customer-match1

Crie anúncios personalizados para seus clientes no Adwords usando o Customer Match

Você já ouviu falar em Customer Match?

O Customer Match é uma nova forma de fazer remarketing no Google Adwords (o que inclui rede de pesquisa, busca, gmail e Youtube).

Agora você pode criar campanhas exclusivas para quem já é seu cliente (ou pelo menos prospect).

O Customer Match funciona assim:

  1. Você pega toda a sua base de clientes (todos os emails que você possui cadastrado no seu e-commerce, no seu CRM ou que os clientes preencheram numa promoção, para recebimento de newsletter, etc)
  2. Cria listas personalizadas (clientes que já fizeram compras, que não fizeram compras, que compraram determinado tipo de produto, o que você e sua equipe estratégica definir)
  3. Sobe para as bibliotecas compartilhadas do Google Adwords
  4. Aguarda de 24 horas a 7 dias para que o Google faça o “Match” (identificar quem é o usuário daquele e-mail dentro dos produtos Google (Busca, display, Gmail e Youtube)
  5. Cria sua campanha personalizada, exclusiva para quem já conhece a sua marca e pode estar buscando um lembrete oportuno de compra, uma ação de relacionamento ou fidelização ou mesmo uma promoção sob medida.

Viu como é simples? Bem. Nem tão simples, né? É preciso planejar a ação, organizar e filtrar corretamente a sua lista de clientes e é preciso ter no mínimo 1000 e-mails para cadastrar.

Mais um detalhe importante: como já disse antes é preciso que a lista seja sua. Se a lista for ‘comprada’ e o Google identificar, você deverá ser punido, e as punições do Google Adwords não costumam ser muito legais (suspensão ou exclusão da conta).

No próximo post vou comentar mais sobre como utilizar o Customer Match, algumas dicas técnicas e ideias de estratégias de campanha.