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Crie listas de e-mails de alta performance para o Customer Match (e aproveite também para seu e-mail marketing!)

Como falamos no post passado sobre anúncios personalizados para clientes via Customer Match do Adwords as listas de público-alvo a serem compartilhadas precisam ser da sua empresa (nada de comprar mailing!) e podem ser altamente personalizadas, pensando em suas estratégias de campanha e de marketing. Neste post vamos falar um pouco sobre como traçar tais estratégias para aproveitar de forma efetiva o trabalho de tratamento da base de e-mails que você irá fazer.

Se o seu negócio for online (um e-commerce, por exemplo):

Você pode estabelecer metas/objetivos como:

  • Trazer de volta clientes que não compram a mais de 6 ou 12 meses
  • Aumentar o ticket médio ofertando produtos novos ou de maior valor a cliente frequentes
  • Apresentar lançamentos ou promoções a clientes cadastrados que nunca compraram
  • Oferecer cupons de desconto ou ofertas especiais para determinado público-alvo

A partir de metas como essas você precisará filtrar a sua base:

  • Crie listas de clientes por número de compras realizadas (nenhuma, uma, várias – de acordo com seu nicho de mercado)
  • Crie listas de clientes por período sem compra (6 meses, 1 ano, mais de 1 ano)
  • Crie listas de clientes que compraram determinado produto ou categoria de produto
  • Crie listas de clientes que moram em uma determinada região ou estado (variações climáticas e culturais podem ser importantes dependendo do seu nicho de mercado)
  • Crie listas de clientes separados por gênero e/ou faixa etária (se for o caso)
  • Crie listas de clientes que compraram em liquidações ou participaram de alguma ação promocional

Se o seu negócio for offline (uma loja ou restaurante, por exemplo)

Você pode estabelecer metas/objetivos como:

  • Anunciar uma ação promocional (uma data específica, uma campanha de liquidação ou descontos)
  • Fazer a recordação de marca
  • Incentivar o cliente a voltar a empresa
  • Oferecer um desconto para fidelização

A partir de metas como essas você precisará filtrar a sua base:

  • Crie listas de clientes por ocasião (data, por exemplo)
  • Crie listas de clientes por tipo de produto
  • Crie listas de clientes por gênero ou idade
  • Crie listas de clientes por região (bairro/cep)
  • Crie listas de clientes que participaram de promoções

Se você já definiu suas metas e já tratou a sua base de emails agora é hora de criar sua estratégia de campanha no Google Adwords Customer Match.

  • Crie grupos de anúncios diferentes para cada meta ou público-alvo
  • Crie ofertas únicas, pensando em cada objetivo e cada público
  • Elabore o texto dos anúncios (tanto de texto quanto gráficos) como se você falasse exclusivamente com aquela pessoa: “Estamos sentido sua falta”, “Faz tempo que você não vem nos visitar”, “Para clientes VIPS uma oferta especial”
  • Aproveite que você já traçou um objetivo, já tratou a base de emails e já pensou numa oferta específica para aquele público e mande também um e-mail marketing diferenciado! Com os dados tratados você não precisa de uma sistema complexo para enviar seus emails, sistemas de baixo custo já são eficientes!

Mas lembre-se: oferta segmentada, público segmentado, mensagem segmentada! Ofereça aquilo que seu cliente quer! Não só a oferta! Dê a ele também informação! Em breve vamos falar sobre campanhas de email marketing de alta performance!