metrics-summit-2012

Metrics Summit 2012 – Balanço do evento

No último dia 29/11 foi realizado em SP o Metrics Summit 2012 e nós da Nitrum estivemos presentes por lá.

O evento começou discutindo a formação do profissional de mídias sociais, principalmente daqueles que trabalham diretamente com análise e monitoramento, definindo e analisando métricas. O painel divido entre Leonardo Naressi da Digital Inc (DP6) e Diego Monteiro (Scup) foi muito relevante ao mostrar que esse segmento precisa de profissionais de diversas áreas, com diversas capacidades distintas. Eles colocaram a necessidade do profissional ser hábil em relações sociais, comunicação e também em estatística e análises qualitativas e quantitativas.

O tom que marcou a discussão sobre o perfil profissional foi até de brincadeira, sendo citado depois também pelo Marcelo Coutinho da FGV/Terra que falou que esse profissional tem que ser curioso, um tanto quanto nerd e que “quem escolheu comunicação para se ver livre da matemática (como ele) se enganou”, ou vai ter que mudar de área, porque na área de mídias sociais (principalmente monitoramento) esse conhecimento e o raciocínio quantitativo é fundamental.

Também foi discutido pela Mariana Oliveira, da Ogilvy Brasil, os processos para o monitoramento em mídias sociais, o uso ou não de ferramentas automatizadas para esse monitoramento e a necessidade de se trabalhar com amostragem para muitos clientes de grande porte. A discussão também avançou no que diz respeito a gestão de crise com a participação da Carol Terra (Doutora da USP) e Natalia Traldi da Agencia Click, que comentou os casos da TIM e da Nívea, mediada pelo Eduardo Prange (Seekr).

Surpresa boa do evento: Pedro Ivo Rogedo (do COPPEAD) falando sobre a questão do ROI e como trabalhar isso com o gestor que “assina o cheque” na empresa.

Também foi muito interessante a apresentação do Rodrigo Prior sobre o Decora.me e a criação de KPI’s, a interação do usuário e o uso das redes sociais como estratégia para lançamento de uma nova rede social.

Outro momento muito bacana no evento foi a apresentação do Marcelo Coutinho da FGV/Terra falando sobre a relação entre audiência e influência, o conceito das redes e seus influenciadores (estudados pela sociologia desde 1896!), Coutinho comentou a importância da análise de conexões, centralidade de conexão, proximidade, fator de Eigenvector e o coeficiente de clusterização! (Nossa!! =D)

Aproveitamos também a quarta-feira (antes do evento) para conhecer o Scup e também a Dp6 onde fomos muito bem recebidos!! Muito obrigado Diego Monteiro (Scup), Eliseu Barreira Junior (Scup), Luana Baio (Dp6) e Gabriel Ishida (Dp6).

Confira algumas fotos da nossa visita as agências e também do evento!

Comentários

  1. Opa, o prazer foi todo nosso e obrigado por prestigiar o evento!