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Marketing de conteúdo: planejamento e investimento em mídias integradas

A Nitrum conquistou duas contas importantes em 2013, duas empresas parceiras (Laborsolo Laboratórios e VittaCura), que atuam conjuntamente num segmento que requer muita atenção e informação! O setor que dá suporte, que mais exporta, que mais emprega e que requer muita pesquisa, mas que tem poucos canais de divulgação: o agronegócio.

Quando começamos a atender a Laborsolo (nossas conversas se iniciaram em dezembro de 2012) notamos a preocupação de seus proprietários com a dificuldade de atingir o proprietário rural, o pequeno agricultor, o engenheiro agrônomo e também os proprietários de agroindústria com uma informação isenta, sem querer a todo custo vender um produto, que muitas vezes ele sequer precisa.

Notamos que a informação não flui como deveria entre Institutos de pesquisa, Universidade e público-alvo (agricultor), que muitas vezes os produtores rurais ou engenheiros agrônomos não são levados a refletir sobre o que lhe é oferecido, sobre as políticas públicas que envolvem o setor e até mesmo sobre as práticas que são propagadas por diversas empresas de grande porte e multinacionais.

Isso nos motivou a desenvolver com os clientes (Laborsolo e VittaCura) uma estratégia de conteúdo diferenciada, com investimento em diversas mídias distintas, mas que convergissem para um mesmo ponto. Praticamente um ano depois de iniciar nossas atividades, estamos felizes com os resultados do marketing de conteúdo, por isso resolvemos abordar isso aqui, apresentando um caso de sucesso.

Nesses 12 meses trabalhamos muito!

  • Site da Laborsolo no ar com conteúdo institucional (em texto) exclusivo
  • Blog institucional “Labor News”, com 2 publicações semanais (geralmente as terças e quintas) com conteúdo exclusivo de interesse do setor
  • Podcast da Laborsolo, já na sua 6ª edição
  • Seção “Corneta do Agro”, conteúdo em texto e áudio (podcasts) onde os proprietários da empresa fazem alertas ao mercado
  • E-mail marketing mensal
  • Newsletter quinzenal
  • Infográfico do P-rem
  • Versão online da Revista Doutores da Terra
  • Site da VittaCura com conteúdo institucional (em texto) exclusivo
  • Infográficos para apresentação dos serviços (SAI e CAPTA) e dos cases
  • Blog institucional
  • Campanha de Links Patrocinados
  • Divulgação de conteúdo no Facebook

Puxa! Foi um ano de trabalho! Mas que está trazendo ótimos resultados! O número de visitas cresce a uma taxa de 25 a 30% ao mês, a indexação para os principais termos chaves do cliente já o está colocando na primeira página da busca (muito trabalho de SEO por trás, integrado a produção de conteúdo, que também requer muito planejamento e monitoramento de pauta!)

E 2014 já demonstra que teremos mais um ano de muito trabalho e novidades!

O que mais nos deixa felizes é ver como um trabalho bem feito, bem planejado, que vai de encontro a tudo o que acreditamos e pregamos em nossas aulas de pós-graduação, traz de fato resultados!