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Como fazer promoção no Facebook: curtir, compartilhar, comentar ou participar?

Muitas empresas tem buscado realizar promoções no Facebook para atrair novos fans. Isso é normal, algumas acabam sendo mais bem sucedidas que outras no seu objetivo, afinal de contas, para se criar uma ação ou promoção é preciso ter um objetivo, correto?

As promoções servem bem a alguns propósitos e não tão bem a outros. Por exemplo: se você tem como objetivo tornar sua marca conhecida por mais pessoas um sorteio pode ajudar, se você quer gerar interação do seus fans com a marca um concurso cultural também pode ser interessante.

O que estamos querendo dizer é que com uma promoção (principalmente do tipo sorteio) você conseguirá atrair muitos seguidores, mas eles são o seu público-alvo? você consegue atingir seu objetivo com isso? O questionamento se deve ao fato de que muitos dos seus novos seguidores serão “promonautas”, pessoas que só tem seus perfis para participarem de promoções e sorteios, mas que não interagem e consomem os produtos ou marcas depois.

Mas vamos ao que interessa de fato neste post…

Como fazer promoções no Facebook: (veja o que pode e o que não pode)

    Antes de começar vamos ver o que o Facebook entende por promoção:

    Uma “promoção” é um sorteio, um concurso ou uma competição. Em um sorteio, o vencedor é selecionado por acaso e ganha um prêmio. Em um concurso ou uma competição, um vencedor é determinado de acordo com habilidade ou por meio do julgamento de critérios específicos, ganhando um prêmio. Não consideramos um cupom ou desconto como uma “promoção”.

  • Você DEVE escolher um aplicativo existente (como o Sorteie.me, Yes!Ganhei, Easypromos e outros disponíveis no Facebook – pagos ou gratuitos) ou desenvolver um aplicativo próprio para realizar a sua promoção ou sorteio.
  • Você TEM que criar um resumo completo da promoção (regulamento) informando que o Facebook não patrocina, administra ou tem qualquer associação com a promoção.
  • Você NÃO pode (de maneira alguma) utilizar QUALQUER recurso do Facebook como mecanismo de entrada numa promoção – como essa é a parte crítica vamos explicar o que NÃO PODE:
  • “Compartilhe esse post para participar”;
  • “Curta nossa fan page e participe” (sortear entre todos os fans – o ato de curtir não pode ser utilizado, lembra?)
  • “Comente neste post/foto/video e concorra a…”
  • “Confirme que irá participar do evento e concorra a…”
  • “Poste uma foto de tal jeito e concorra a…”
  • “Poste um vídeo assim e concorra a…”
  • “Dê check in no Facebook em nossa loja e ganhe/concorra a…”
  • Você NÃO PODE utilizar o botão “curtir” como mecanismo para votação, por exemplo: “A foto mais curtida vai…”, “O post mais curtido vai…”, “O vídeo mais curtido vai…”
  • A notificação ao vencedor deve ser feita por e-mail, NÃO pode ser feita por mensagem privada nem por publicação na timeline do ganhador ou na fan page. Você pode parabenizar, mas não notificá-lo.

Vamos conferir alguns exemplos de promoções que estão fora das normas do Facebook:

Promoção criada em evento – que ainda exige que você vote em um site externo.

Promoção “top” (top porque ela cometeu quase todos os erros possíveis – Pediu para curtir uma fan page, compartilhar um post e comentar/marcar um amigo também!)

Em comum os dois exemplos acima ainda possuem o fato de:

Não ter usado aplicativo externo.

Não possuir regulamento da promoção.

Duas curiosidades:

1. Para utilizar qualquer um dos logotipos ou imagens de identificação do Facebook (logotipo completo, logotipo do “f”, botão curtir) em qualquer comercial de TV ou produção cinematográfica/audiovisual é necessário solicitar uma autorização através de um formulário próprio disponível na página de Formulário de solicitação de permissão.

2. “O Facebook não permite ou licencia o uso de suas marcas comerciais, logotipos ou outra propriedade intelectual em conexão com mercadorias ou outros produtos, incluindo, mais não se limitado a, roupas, chapéus, canecas, bonecas e brinquedos”. O que nos leva a crer que existe MUITO produto falsificado rodando por aí.

11 comentários sobre “Como fazer promoção no Facebook: curtir, compartilhar, comentar ou participar?

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    • Já aconteceu alguns casos de punição sim, mas como são muitas ações depende da repercussão e das denúncias. Normalmente a punição é a exclusão da conta/página que está agindo contra as normas de uso do Facebook.

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