capa-post

Fan Page no Facebook: o que não pode na imagem de capa?

A polêmica nos últimos dias tem sido grande: Diversas fan pages e diversos perfis foram excluídos pelo Facebook, quem tem seu perfil ou fan page excluído fica revoltado e não entende o porque da exclusão, como disse o Edney Souza (@interney) “a gente acha que o Facebook é da gente, ele não é! Você está criando audiência pra um site que não é seu e se amanhã eles decidirem mudar as regras no meio do jogo, não há nada que você possa fazer.”

E na verdade ele sequer mudou as regras do jogo! O problema é que a maioria dos usuários NUNCA LEU as regras do jogo – lembra quando você foi jogar pela primeira vez banco imobiliário com o seu amigo que já jogava? Então, você acreditou no que ele falou, nas regras que ele te contou, mas nunca de fato LEU quais eram as regras, correto? – É mais ou menos isso que está acontecendo.

Para ajudar você (que adora ficar no Facebook ou que cuida da FAN PAGE da empresa – será que preciso lembrar que empresa não pode ter perfil?) montamos um resuminho bem didático (E ILUSTRADO!) dos termos de uso do Facebook quanto às CAPAS (post de hoje), POSTAGENS E PROMOÇÕES (próximas postagens).

Vamos começar pelas CAPAS DAS PÁGINAS:

Nos termos de páginas do Facebook encontramos no item “III” Recursos da página, o subitem “B” trata da capa, e diz que as capas são públicas, não podem ser ilusórias, enganosas ou infringir direitos autorais. Bom, até aí tudo bem, né?

Mas daí o Facebook apresenta algumas outras condições para uma capa de página, ou melhor o que você não pode fazer numa capa:

As capas não podem incluir:
i. preço ou informações de compra, como “40% de desconto” ou “Faça o download em socialmusic.com”;
ii. informações de contato como endereço do site, e-mail, endereço de correspondência ou informações que devem ser incluídas na seção “Sobre” da Página;
iii. referências a recursos do Facebook ou ações, como “opção Curtir” ou “Compartilhar” ou uma seta apontando da foto da capa para um desses recursos; ou
iv. chamadas para ação, como “Compre já” ou “Informe seus amigos”.

Achou complicado? Vamos ilustrar então:

Não pode ter PREÇO …

o que não pode na capa da página no facebook

ou INFORMAÇÃO DE COMPRA – Sim, a imagem abaixo tem mais de 1 erro =D

o que não pode na capa da página no facebook

Não pode colocar ENDEREÇO DO SITE, e-mail…

o que não pode na capa da página no facebook

ou ENDEREÇO de correspondência (ou físico) que devem ser incluídas na seção “SOBRE” da Página.

o que não pode na capa da página no facebook

Referência a recursos do Facebook como “Curtir ou Compartilhar” ou uma SETA apontando da foto da capa para um desses recursos.

o que não pode na capa da página no facebook

Chamadas para ação (verbos no imperativo) como “compre já” ou “informe os amigos” (participe, compartilhe, etc) – É a imagem abaixo tem mais de 1 erro.

o que não pode na capa da página no facebook

Agora vamos ver alguns exemplos de quem faz tudo certinho? Começando por quem mostra o seu produto:

o que pode na capa da página no facebook

Quem mostra coisas relacionadas ao seu público-alvo

o que pode na capa da página no facebook

E quem comemora os seus milhões de fãs na página

o que pode na capa da página no facebook

Não perca no próximo post: sua página pode também ser punida pelo que ela posta e pelo tipo de promoção que realiza.

Comentários

  1. Sinto que muitos serão excluidos.