voce-sabia

Você Sabia #2: O uso de smartphones não é mais exclusividade dos jovens

Você sabia que 80% dos jovens de até 25 anos tem o smartphone como principal dispositivo de acesso a internet no Brasil? Mas esse quadro pode mudar! A cada dia cresce o número de adultos e idosos que optam pelo dispositivo como principal meio de acesso à internet.


Como você pode ver no gráfico acima, os jovens com menos de 25 anos e o grupo de 25 a 34 anos já navegam predominantemente pelo celular/smartphone.

Na terceira faixa etária (35 a 44 anos) também já notamos que mais da metade dos pesquisados utilizam o smartphone como principal meio de acesso à internet.

O que é interessante é o crescimento da preferencia do celular pelas faixas etárias correspondentes as gerações X (38%) e Baby Boom (20%).

Isso acontece por vários motivos:

  • Facilidade de acesso à tecnologia: como os preços dos smartphones estão em queda, (pelo menos os modelos mais simples) o número de pessoas que estão comprando está aumentando o que desestimula a compra de pc e notebooks para o usuário doméstico (que usa para acessar emails, redes sociais e pesquisas)
  • Curva de aprendizado: com o passar do tempo as pessoas se acostumam a novas tecnologias, o que faz com que ela esteja presente de forma mais natural no dia a dia. Sistemas operacionais cada vez mais simplificados, funções de toque na tela e comandos de voz tendem a fazer o número de idosos adeptos ao smartphone aumentar.
  • Disponibilidade de acesso: Hoje é cada vez mais comum você contrar uma internet de banda larga e ‘ganhar’ o wi-fi, da mesma forma que há pontos de acesso sem fio em diversos estabelecimentos e locais público, o que estimula as pessoas a acessarem à internet por seus dispositivos móveis onde estiverem
  • Mudança de hábito familiar: Com o aumento do uso dos celulares pelos jovens, muitos têm estimulados seus pais, tios e avós a também utilizarem através de aplicativos de chat, mensagens instantâneas e redes sociais, substituindo o telefone e implantando uma cultura de comunicação online.

Como sua empresa/marca tem lidado com os diferente públicos? Você tem produzido conteúdo para jovens, adultos e idosos? Sabe como conversar com eles? Já pensou em fazer seus anúncios segmentados por faixa etária e por dispositivo? Fale com a gente!