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Escolher palavras-chave para o Adwords não é tão simples quanto você pensa!

Vejo que alguns clientes ficam “incomodados” de pagar pelo planejamento do Adwords. A maioria acredita que montar a campanha é simples: escolhe a região, define orçamento e lances, escolhe as palavras-chave, faz o texto do anúncio e pronto!

Sim, concordo que a primeira vista parece mesmo simples e rápido, mas a coisa não é bem assim.

  1. Primeiro porque o Adwords é dinâmico, aliás muito dinâmico, tão dinâmico que a cada busca realizada no Google é realizado um novo leilão.
  2. Segundo porque essa dinâmica faz com que as empresas que GERENCIAM de fato suas campanhas, acompanhem essas mudanças diariamente.
  3. Terceiro porque o planejamento que é pago a agência (e o gerenciamento da verba) é justamente para remunerar o Know-how e o tempo dedicado ao monitoramento, análise e opções estratégicas da campanha.

No post anterior (clique aqui para ler) comentei sobre a coluna “Parcelas de impressões de correspondência exata na Rede de Pesquisa” que quase ninguém procura (ou sequer sabe que existe).

Ela está relacionada as métricas competitivas e aparece junto com “Parcela de impressão na rede de pesquisa”. Essas duas métricas são importantíssimas para melhorar a qualidade da sua campanha, a taxa de conversão e o SEO do seu site/página de produto.

A escolha das palavras-chave é o momento mais complexo e crucial da campanha, porque os hábitos de busca dos usuários estão em constante mudança. Antigamente você digitava uma palavra na busca e procurava por, sei lá, 10, 15 páginas de resultados, mas hoje não! Quando muito alguém chega na página 3 (eu disse: quando muito!) As pessoas buscam termos mais específicos, incluem mais palavras, às vezes cidade, às vezes outros termos que de início você nem imaginava!

É claro que os termos mais simples também são pesquisados, mas nestes termos a concorrência é muito maior, porque todos os players compram essas palavras e para que você ganhe o leilão precisará de 2 coisas: (1)orçamento e lance alto e (2) um excelente índice de qualidade, e para obter esse índice de qualidade você terá que investir em SEO/SEM (Otimização para mecanismos de busca e marketing), qualidade de texto no anúncio e bons índices de CTR, ou seja, campanhas que perdem muitas parcelas de impressão são também prejudicadas no índice geral de qualidade.

Mas então, o que fazer?

Primeiro é preciso planejar as palavras-chave, pensar como o seu cliente, imaginar o que ele irá buscar, como ele irá buscar. Depois que a campanha está no ar é preciso refiná-la, lapidá-la semana a semana, buscando compreender esse processo de busca para melhorar sua campanha.

Uma ferramenta importante do Adwords para isso é a consulta aos termos de pesquisa. Você já ouviu falar?

Para acessar esse relatório você deverá consultar a aba “palavras-chave”, clicar em “Detalhes” e depois em “Termos de pesquisa” e “Todos”. Veja o caminho abaixo.

palavras-chave google adwords 1
palavras-chave google adwords 2

Veja um exemplo: Uma campanha de toalhas para bordar e toalhas bordadas. Com as palavras inicialmente selecionadas, em correspondência ampla, obtemos uma lista de termos de pesquisa que geraram impressões:

termos de pesquisa que geraram impressões

Nesta aba você poderá adicionar esse termo de pesquisa como uma palavra-chave ou excluí-la definitivamente, colocando-a como palavra-chave negativa. No nosso exemplo vamos excluir o que não faz parte do rol de produtos oferecidos pelo anunciante (marcados em vermelho) e adicionar aquilo que lhe é interessante (marcados em verde) a fim de aumentar a parcela de impressões de correspondência exata, melhorando assim o índice de qualidade do anúncio.

negativando palavras-chave de termo de pesquisa
adicionando palavras chave

Com isso você melhora a qualidade das suas palavras-chave, compreende o que o cliente está buscando e pode melhor o SEO/SEM do seu site. Aproveite esta lista também para definir a pauta de conteúdo do seu blog, por exemplo, afinal, é isso que seus possíveis clientes estão buscando!

Aproveite que você está observando a aba “Detalhes” e já verifique também quem são seus principais concorrentes clicando em “Informações sobre leilões” e depois “Todos”

consultando informações sobre leilões do Adwords

Desta forma você verifica qual a sua posição dentro da campanha e sabe quem são os concorrentes que estão investimento mais ou menos que você.

posicionamento nos leilões do adwords

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