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Palavra-chave, índice de qualidade e página de destino: um triângulo muito mais que amoroso!

Ah, palavra-chave! Como você faz parte do nosso dia a dia! Você é tão importante que ganhou mais um post por aqui (e acho que vai ganhar mais alguns ainda!). Hoje vamos falar de um triângulo amoroso, aquele que gera os frutos (conversões) para o cliente!

A relação entre palavra-chave, página de destino e índice de qualidade é fundamental para as campanhas de Adwords, falei brevemente disso no post “Adwords: gerenciar sozinho ou contratar um profissional ou agência?” (clique aqui para ler).

Naquele momento mostrei como exibir a coluna de “índice de qualidade” e postei o vídeo do Hal Varian explicando a sua importância. Vou retomar o tema agora para mostrar uma outra estratégia importante para melhorar seu índice de qualidade e gastar menos nos leilões do Adwords.

Como coloca Hal Varian o índice de qualidade é medido numa relação entre palavra-chave e qualidade da página de destino, sabemos que neste ponto a inteligência de SEO (Search Engine Optimization) é convertida em inteligência de SEM (Search Engine Marketing)!

Para melhorar nosso índice de qualidade precisamos melhorar o conteúdo da nossa página de destino, em muitos casos o que acontece é que temos vários produtos a ofertar que são similares (principalmente nos casos de e-commerce), então para não criar uma campanha para cada produto, e tornar isso quase impossível de se gerir, trabalhamos com landing pages ou páginas de categorias de produtos.

Para os termos mais genéricos ligados a um grupo de produtos, essa é uma ótima estratégia, pois o cliente encontrará várias opções de compras, podendo compará-las imediatamente, mas há casos onde a palavra-chave se refere a um produto em específico, e para não criar uma nova campanha só para este produto, você inclui a palavra-chave a todo grupo de anúncio. Neste momento é possível que este termo mais específico fique com um índice de qualidade menor que os demais, o que eleva seu lance para ganhar um leilão.

Mas o que fazer nestes casos?

A resposta é simples: para a palavra-chave mais específica determine uma URL de destino diferente.

Para fazer isso você deve ir na aba “palavras-chave” e selecionar a palavra-chave específica que deseja alterar a página de destino.

Depois clique em “Editar” e selecionar a opção “Alterar URLs de destino”

No box que irá abrir na parte superior, insira a URL de destino para essa palavra-chave específica (você pode fazer isso para várias palavras-chave ao mesmo tempo, é só selecionar todas que são específicas no passo anterior). Clique em “fazer alteração” e pronto!

Você poderá acompanhar dentro de 48 a 72horas o resultado da mudança no índice de qualidade, mas não se esqueça: para que haja de fato uma melhora no índice é preciso que a URL utilizada esteja otimizada para as palavras-chave que adicionou!

Com o uso desta técnica de uma página de categoria ou landing page para as palavras-chave mais ‘genéricas’ (short tails ou palavras-chave únicas) e URLs personalizadas para palavras compostas (long tails) você irá perceber em breve a melhora nas conversões e no ROI da sua campanha.

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