Você acompanha as cidades de origem dos seus cliques?

Você acompanha as cidades de origem dos seus cliques no Adwords?

O artigo de hoje trata de um outro tema, tão importante quanto a palavra-chave para uma campanha de Adwords, mas num aspecto um pouco diferente, um pouco mais focada na estratégia de negócio.

Dificilmente, quando se é um e-commerce ou uma marca nacional, se cria campanhas cidade a cidade, o mais comum é criar campanhas focando o país todo, regiões ou estados. Para alguns clientes costumamos excluir uma cidade ou outra, por exemplo onde se há loja física e o objetivo não é atender tal público. Mas a pergunta é: você sabe de onde vem seus cliques? Sabia que pode controlar o seu valor de lance de forma mais estratégica e refinada?

Quando se está anunciando e buscando uma venda direta é comum encontrar concorrentes diferentes em cada região. Sim, alguns são nacionais, outros anunciam regionalmente e em muitos casos você encontra variação de concorrentes ao longo do dia devido a restrições de verba e até mesmo estratégia de campanhas.

Uma ferramenta interessante que pouca gente conhece ou explora no Adwords é a configuração de locais. Para facilitar a visualização vamos trabalhar com apenas uma campanha.

Clique na lateral esquerda na campanha que deseja trabalhar. Depois clique na aba configurações e vá em ‘locais’. Neste momento serão exibidos os locais para os quais você segmentou manualmente em sua campanha, no caso do exemplo abaixo os estados.

Nesse momento você pode fazer ajustes para os estados onde você tem melhor resultados ou onde deseja atrair público, sem alterar as configurações básicas das campanhas ou mesmo atingir, no caso, outros estados. Isto é, você pode definir ajustes de lances para cada local segmentado que você selecionou na configuração da campanha, no exemplo anterior há um ajuste de +10% no valor de lance para o estado de São Paulo e +15% para o estado de Minas Gerais.

Pensando estrategicamente isso pode ser interessante caso você tenha uma melhor opção de frete, por exemplo, para um estado específico, dessa forma você pode alterar o lance só daquele estado (ou cidade) sem alterar sua campanha como um todo.

Mas para continuar, vamos em ‘Visualizar relatórios de locais’ e depois em “onde os usuários estavam (locais dos usuários)”

Selecionando essa opção você consegue abrir todos os locais (cidades) que geraram cliques, impressões ou conversões:

Você nota que aparece como “nenhum” na coluna adicionada/excluída, visto que estamos no nível de cidade e a campanha estava configurada apenas para estado.

Com essa informação você pode pensar em incluir cidades (nível individual) na sua campanha para poder controlar o ajuste de lance de forma mais precisa, ou ainda excluir cidades que estão gerando impressões e cliques mas não geram conversões, visto que esse público pode ser apenas pessoas que estão comparando preços com lojas físicas ou até mesmo seus concorrentes.

Identificando essas cidades que podem ser mais lucrativas, você poderá voltar na aba configurações/locais e incluí-las através do botão “+locais” e assim gerenciá-las individualmente!

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