Conteúdo e Otimização SEO

Qual foi sua última pesquisa no Google?

Provavelmente a resposta a essa minha indagação deve ser muito diferente das pesquisas que você fazia no Google 10 anos atrás ou 20 anos atrás, para quem chegou por aqui quando era tudo mato!

As coisas mudaram muito e diversos fatores são responsáveis por essas mudanças:

  • A inclusão digital, principalmente de idosos, que se adaptaram à tecnologia e se popularizou com os celulares
  • Ao desenvolvimento de um novo perfil de usuário, que já nasceu em meio a essa tecnologia e não conhece outra forma de ‘pensar’
  • Ao aumento de conteúdo disponível online, em diversos formatos diferentes
  • A melhora das inteligências artificiais (os nossos bons e velhos algoritmos)

Pode ser que você nunca usou, pode ser que você não use, pode ser que você use e nem percebeu a mudança.

Quando os buscadores começaram a existir (Cadê?, Yahoo, Google, Altavista, entre outros) era comum usarmos termos simples para fazer uma busca e procurar em 5, 6 ou 10 páginas de resultados.

Se você ainda assim não encontrasse o que buscava, você começava a inserir mais palavras ou modificadores de consulta (hum, talvez você não saiba o que é isso). Incluíamos um +alguma palavra, -alguma palavra, .pdf, etc.

A aprendizagem contínua dos algoritmos

Com o tempo os buscadores foram aprendendo a entender nossas buscas e dar respostas mais rápidas, o Google começou a apresentar já na primeira página de resultados conteúdos em PDF, depois conteúdos em vídeo passaram a ter preferência no resultado.

Você pode não usar, mas muita gente já utiliza a busca por voz, ou seja, o buscador passou a entender a nossa fala, em dezenas de línguas diferentes! Passou a entender que os vídeos têm ‘capítulos’ e indica exatamente o ponto do vídeo que responde à sua busca.

Mas não para por aí. Na última edição do evento Search On, do Google, foi apresentado o Modelo Unificado de Multitarefa (MUM), que pode compreender diferentes formatos de informação simultaneamente — como texto, imagem e vídeo.

Agora as pessoas fazem perguntas mais complexas e genéricas: Como planejar as férias? Onde encontrar as vitaminas e minerais que preciso? Como consertar o câmbio da bicicleta? Como preparar um jantar romântico?

A nova inteligência artificial do Google está sendo treinada agora para utilizar a câmera do seu celular, através do Google Lens (você já usou?), para reconhecer situações e problemas e oferecer respostas!

Seu conteúdo precisa se adaptar!

Se as pessoas estão buscando através de perguntas, e perguntas cada vez mais complexas, seu conteúdo precisa se ajustar a isso!

Escreva ou produza conteúdos em vídeo respondendo a perguntas, dividir este conteúdo em tópicos menores, passo a passo, item a item, pode ajudar o seu conteúdo a ser mais facilmente encontrado pelos buscadores.

É a hora de ajudar a IA a compreender seu conteúdo de forma mais ampla e inteligente, para garantir melhores resultados na busca orgânica ou paga!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário